Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 3)

Hello, leitores queridos!

Continuação do post passado (…)

_______________________________

Olá Renata tudo bem? (de novo) hashahah

 
Esta tudo dentro dos conformes em relação a minha viagem, entretanto, ainda existe uma duvida bastante pertinente. 
 
Sei que já te perguntei em relação ao visto de estudante e tudo mais, no entanto estou tendo dificuldades em conseguir informações concisas quanto ao tema. Minha dúvida é em relação as minhas passagens, minha forma de chegada e procedimentos que devo adotar na minha possível chegada lá em Portugal.
 
Assim como já te contei, os resultados de aceitação ou recusa nos mestrado em que vou me candidatar serão publicados ao final do mês de agosto. Desta forma, em caso positivo da aceitação, terei um mês e pouco ate começar as aulas (setembro e o comecinho de outubro) e sendo assim, estou planejando comprar minha passagem no inicio do mês de setembro como data para chegar la no final do setembro mesmo ou inicio de outubro. A duvida e o meu principal medo é em relação ao VISTO DE ESTUDANTE. Sei que disse que a retirada do mesmo aqui no Brasil é mais para desencargo de consciência, entretanto, fica a duvida de como devo proceder. Devo comprar minha passagem normal sem me preocupar com esse visto, chegar lá em Portugal, entrar no país com o visto de turista (que é concedido no momento da entrada no Pais) e lá em Portugal estando eu providencio meu visto de estudante???
 
Tenho preocupações em relação a este visto pois algo que não esteja devidamente correto pode me impedir de cursar este mestrado. Lendo artigos na internet, percebi pessoas falando que tiraram seus vistos aqui no Brasil, mas que tiveram que tirar outro quando chegaram a Portugal. Não entendo muito desses vistos, mas o que achei estranho é bem o fato de que para o requerimento do visto la em Portugal é requisito necessário a matricula ou a aceitação da instituição de ensino (estes documentos devendo ser expedidos pela própria instituição) ou seja, como eu poderia conseguir um visto de estudante para um curso que publica seus aprovados no final de agosto tendo inicio das aulas em outubro? Neste caso não é possível a aquisição deste visto desta forma, são incompatíveis se lavarmos em consideração o prazo para adquirirmos esse visto e a data em que conseguimos saber se fomos aprovados ou não.
 
Você tem certeza de que não devo me preocupar com esse visto de estudante aqui no Brasil, deixando para retira-lo, sem riscos, quando eu chegar em Portugal? Esta duvida é primordial e estou com muitas dificuldades em ter uma resposta concisa quanto a este questionamento. Acredito que deva dar pra resolver tudo isto la em Portugal mesmo, mas é sempre bom, ainda mais em coisas desse gênero, saber tudo direitinho como funciona. 
 
Desde já grato pela atenção e oportunamente me desculpo pelas enchessoes de saco kkkkkkkkkk
 
até breve ;**

_______________________________

Olá, Gustavo! Tudo bom???

Desculpa a demora, mas sabe como é, Julho, mês de férias e aqui na minha cidade é mês de calor. Tudo bem que aqui já é quente, mas o sol se supera, e assim a gente aproveita pra pegar uma corzinha, antes de viajar, hehehe.

Vamos as duvidas: 
Em relação a tua chegada em Portugal, muita gente tem essa dúvida, mas o esquema é o seguinte, comprar a passagem só de ida e na alfandega, ao perguntarem o porque de não ter a passagem de volta, tu mostras a tua carta de aceita. Essa carta é enviada por email e pelos correios, para ti, em nome da Universidade, informado que estás aprovado no curso e vais cursar tal área, em tal faculdade, por determinado tempo.
Pode ir tranquilo, em relação ao visto. Até porque, o meu visto de estudante que já chegou, tem um observação, que ele só vai valer efetivamente depois de eu tirar o visto de residência. Então, não te preocupa. Quando passares a Universidade te manda a carta de aceite e isso vai ser a tua entrada na alfandega.
Esse visto de residência a gente tira lá em Portugal mesmo. Assim que chegares em Portugal, te manda pro Porto, já que é lá que vais estudar e entra em contato com a Loja do Cidadão – Não sei onde fica, no Porto -. Mas olha, presta atenção, tens que dar entrada no processo de visto de residência assim que chegares. O SEF dá um prazo máximo de 3 dias, para podermos pedir tal documento, depois disso, pagas multa.
Um dica, chega no Porto, te acomoda e vai atrás disso. É tranquilo, pelo o que as pessoas me falam. E o prazo é de 15 dias para ficar pronto. O documento que o SEF dá, é um requerimento dizendo que já solicitastes o visto e que tal ficará pronto dentro tantos dias e me parece que é aceito nas Universidades.
Relaxa em relação a esse visto de estudante daqui do Brasil, porque ele não adianta de muita coisa, pois és OBRIGADO a tirar lá em Portugal outro, inclusive, no próprio visto daqui, aparece uma observação a respeito.
Acho que te dei uma luz. Mais o primordial é teres certeza que só o teu passaporte brasileiro já permite que entres em Portugal, lembrando que apesar de entrares como turista, tens obrigação de tirar o visto em Portugal. Se a tua mãe mora no Porto, pede para ele verificar onde fica a loja do cidadão e se informar sobre documentos e os procedimentos para a retirada do visto. Assim facilita mais ainda a tua vida :)))
E assim que ela te passares a informação, me repassa também. Vamos dividir informação.
Espero ter ajudado e pode gritar ai que eu ajudo. Demoro, mas respondo!
Beeeijos e até Portugal.

Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 2)

Olá, leitores! Tudo bom??? E cada dia vai ficando mais perto Contagem regressiva para setembro, agora. Só de imaginar todos os documentos que tivemos que separar, todas as xerox’s que tivemos que bater, tantos papeis para autenticar, dá até uma alívio ao saber que tá ficando mais perto, hehe.

Enquanto setembro não chega, vou respondendo as dúvidas de vocês, com muito prazer, apesar de demorar um pouquinho :))

Hoje, vou trazer algumas dúvidas do Gustavo. Estamos conversando por email, a respeito do mestrado e às vezes esqueço de postar aqui as dúvidas dele, que podem ser de todos vocês. Devo fazer alguns post, só sobre os emails deles. Então, vamos lá (…)

_________________________________

Olá Renata, tudo bem? 

Olha eu aqui novamente hahahah… Reportando rapidamente, apenas a titulo de curiosidade, meu processo de “ida ao porto fazer o mestrado” esta relativamente bem encaminhado. Encaminhei meu histórico escolar e certidão de comprovação de curso para Belo Horizonte para devida autenticação. Estou providenciando agora meus antecedentes criminais e também certidões dos estágios que fiz e palestras que assisti. Vou reconhecer firma destes somente aqui no Brasil, não os validando no consulado, tendo em vista o auto custo e a desnecessidade de tal ato. 
Enfim, estou no caminho certo né? hasuhsahsauhsa
Agora minha duvida, e acho que esta talvez vc não consiga me ajudar desta vez, espero que sim hahah. Minha média na faculdade é 87.1 de um total de 100. Nunca tive nenhuma reprovação durante o curso. Você consegue me dar alguma ideia de quais são as chances de eu ser aceito nas universidades em que vou me candidatar ao mestrado com esta média que possuo? Estou com esta duvida, porque, ao meu ver os documentos e prazos para eu me candidatar estarão tudo dentro dos conforme, ou seja, a unica coisa que pode realmente fazer não dar certo é esta aceitação da universidade. Não tenho a minima ideia de quais as minhas chances, do que devo esperar. Segundo meu amigo português as chances de eu ser aceito são muito grandes, mas vai saber. Pode me dar alguma noção? 
 
Dando certo nos encontraremos lá 😉
 Abraços e obrigado!!!

_________________________________

Oiiii, Gustavo! Tudo bom????

Desculpa a demora, é que julho é o mês da perdição, hahaha. Que bom que estás conseguindo fazer todos os processos. Com certeza essa é a parte mais chata de todo a etapa. Também não acho necessário reconhecer certificado de palestras e estágios no Consulado, são documentos que provavelmente não vão te pedir, mas leva só pra prevenir.
O caminho é esse mesmo, depois da inscrição vem a parta mais difícil de todas, que é ter paciência e segurar o nervosismos para a demorada espera. Isso é um saco. Na minha inscrição eu entrava todos os dias, literalmente no site da Universidade de Coimbra. Pouco desesperada.
Em relação a tua média, 87,1 seria 8,71 não? Aqui na minha faculdade a média vai de 0 a 10 e em Portugal vai de 0 a 20. Nesse caso, a tua média seria 17, 42 de 20. Está excelente. Pelo menos, no meu curso teve gente com média 15 de 20. Acredito que está bom sim. Eu não sei na Universidade do Porto, mas em Coimbra, por exemplo, além da análise do histórico escolar, diploma e currículo, tínhamos que escrever uma carta de motivação e ainda participar de uma entrevista. E a ponderação mais pesada foi a da carta de motivação. Lá no Porto não há necessidade desta carta? Pelo que eu venho vendo, escreves muito bem, se caso tiver, cai de cara, corpo e alma nessa carta e manda ver.
Espero ter te ajudado. E assim que souberes o resultado, me avisa. Vou ficar aqui torcendo por ti. 
Boa sorte e que venha setembro.
Beijos e, se Deus quiser, até lá!