Coimbra – Os primeiros passos (…)

Chegando em Coimbra, as dúvidas são muitas. E além das dúvidas, vem o sentimento de perdido, principalmente já que estamos em um cidade nova e não conhecemos ninguém.

O primeiro e o principal passo, pra quem acabou de chegar em Coimbra é se locomover ao SEF, que fica localizado na loja do Cidadão. Avisar que já está na cidade e marcar sua entrevista. Depois disso, é só esperar a data marcada, para dar entrada nos documentos. 

Após isso, meu conselho: FAÇA UM CARTÃO DE VIAGEM DE ÔNIBUS! As passagens pagas, para o motorista custa 1,60euros, e pra quem faz o cartão, pode comprar 10 passagens de ônibus por um pouco menos de 7 euros. E pra quem gosta de andar de ônibus e não quer ficar andando a pé por ai, tem a opção de fazer o cartão ilimitado, que custa 22euros, e dá direito a quantos ônibus quiserem, durante todos os dias, em um prazo de um mês. Esse último só é aconselhável, se você pegar mais de 3 ônibus por dia. 

Vá em sua Faculdade. Conheça os caminho. Entre em contato com sua coordenação e peça informações sobre todas as dúvidas que lhe surgirem. E não deixem de fazer a carteira de estudante, que aqui, é muito importante, já que vários lugares oferecem descontos. 

Pra que vem sem opção de moradia, a solução, além dos diversos grupos do face, é andar pelas ruas das praça da república e as ruas das universidades, lendo os avisos que são grudados no poste, ou ir na AAC (Associação Acadêmica de Coimbra), e comprar por 1 euro, o jornal de anúncio, com aluguel de quartos e apartamentos.

Outro importante passo, que eu acho que deve ser feito, logo após o SEF é comprar um chip daqui. Preferencialmente o chip da Vodafone, com o plano chamado extravaganza, com aditivo de internet e aditivo Brasil, e sem falar que esse plano te permite falar e mandar sms de graça com todos os extravaganzas. 

Outra dica, maravilhosa aqui são os cartões dos supermercados. Você acumula descontos em cada compra, que pode ser descontado nas compras seguintes. Eu uso o cartão do Supermercado Continente. E já ganhei quase 100 euros em descontos, nesse período de 2 meses. 

Outra dica, maravilhosa é: Não deixe de ir ao CCB! O melhor lugar de Coimbra! 

 

Aos que estão por aqui, aproveitem o máximo e aos que ainda estão vindo, abracem a cidade com todas as suas forças!

Beijinhos, malta! 

4 thoughts on “Coimbra – Os primeiros passos (…)

  1. Olá Renata,
    tudo bom?!
    Pretendo me candidatar ao Mestrado em Coimbra assim que abrirem as inscrições, porém o maior receio é quanto a carta que devemos escrever. Você a fez? Como ela tem que ser? Há um modelo a ser seguido? O que eu preciso escrever nela? Áhh! Que desespero!!!
    Tomara que possa me ajudar!
    Obrigada,
    Mariana

  2. Um dica para o brazucas por cá, além da AAC, que por sinal tem uma sala de estudos que fica aberta 24h =) temos também a APEB (Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra) que tenta orientar quem é novo por aqui e possui informações úteis sobre moradia, alimentação e lazer por exemplo.

  3. Oi!
    Adorei teu blog, tem muitas informações úteis e também mostra a ansiedade e os desafios da chegada em um lugar novo; minha programação é de que eu vá no final do ano para Coimbra e queria te perguntar como que é em relação aos empregos, é tranquilo?
    beijos e mais uma vez parabéns pelo blog!🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s