Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 3)

Hello, leitores queridos!

Continuação do post passado (…)

_______________________________

Olá Renata tudo bem? (de novo) hashahah

 
Esta tudo dentro dos conformes em relação a minha viagem, entretanto, ainda existe uma duvida bastante pertinente. 
 
Sei que já te perguntei em relação ao visto de estudante e tudo mais, no entanto estou tendo dificuldades em conseguir informações concisas quanto ao tema. Minha dúvida é em relação as minhas passagens, minha forma de chegada e procedimentos que devo adotar na minha possível chegada lá em Portugal.
 
Assim como já te contei, os resultados de aceitação ou recusa nos mestrado em que vou me candidatar serão publicados ao final do mês de agosto. Desta forma, em caso positivo da aceitação, terei um mês e pouco ate começar as aulas (setembro e o comecinho de outubro) e sendo assim, estou planejando comprar minha passagem no inicio do mês de setembro como data para chegar la no final do setembro mesmo ou inicio de outubro. A duvida e o meu principal medo é em relação ao VISTO DE ESTUDANTE. Sei que disse que a retirada do mesmo aqui no Brasil é mais para desencargo de consciência, entretanto, fica a duvida de como devo proceder. Devo comprar minha passagem normal sem me preocupar com esse visto, chegar lá em Portugal, entrar no país com o visto de turista (que é concedido no momento da entrada no Pais) e lá em Portugal estando eu providencio meu visto de estudante???
 
Tenho preocupações em relação a este visto pois algo que não esteja devidamente correto pode me impedir de cursar este mestrado. Lendo artigos na internet, percebi pessoas falando que tiraram seus vistos aqui no Brasil, mas que tiveram que tirar outro quando chegaram a Portugal. Não entendo muito desses vistos, mas o que achei estranho é bem o fato de que para o requerimento do visto la em Portugal é requisito necessário a matricula ou a aceitação da instituição de ensino (estes documentos devendo ser expedidos pela própria instituição) ou seja, como eu poderia conseguir um visto de estudante para um curso que publica seus aprovados no final de agosto tendo inicio das aulas em outubro? Neste caso não é possível a aquisição deste visto desta forma, são incompatíveis se lavarmos em consideração o prazo para adquirirmos esse visto e a data em que conseguimos saber se fomos aprovados ou não.
 
Você tem certeza de que não devo me preocupar com esse visto de estudante aqui no Brasil, deixando para retira-lo, sem riscos, quando eu chegar em Portugal? Esta duvida é primordial e estou com muitas dificuldades em ter uma resposta concisa quanto a este questionamento. Acredito que deva dar pra resolver tudo isto la em Portugal mesmo, mas é sempre bom, ainda mais em coisas desse gênero, saber tudo direitinho como funciona. 
 
Desde já grato pela atenção e oportunamente me desculpo pelas enchessoes de saco kkkkkkkkkk
 
até breve ;**

_______________________________

Olá, Gustavo! Tudo bom???

Desculpa a demora, mas sabe como é, Julho, mês de férias e aqui na minha cidade é mês de calor. Tudo bem que aqui já é quente, mas o sol se supera, e assim a gente aproveita pra pegar uma corzinha, antes de viajar, hehehe.

Vamos as duvidas: 
Em relação a tua chegada em Portugal, muita gente tem essa dúvida, mas o esquema é o seguinte, comprar a passagem só de ida e na alfandega, ao perguntarem o porque de não ter a passagem de volta, tu mostras a tua carta de aceita. Essa carta é enviada por email e pelos correios, para ti, em nome da Universidade, informado que estás aprovado no curso e vais cursar tal área, em tal faculdade, por determinado tempo.
Pode ir tranquilo, em relação ao visto. Até porque, o meu visto de estudante que já chegou, tem um observação, que ele só vai valer efetivamente depois de eu tirar o visto de residência. Então, não te preocupa. Quando passares a Universidade te manda a carta de aceite e isso vai ser a tua entrada na alfandega.
Esse visto de residência a gente tira lá em Portugal mesmo. Assim que chegares em Portugal, te manda pro Porto, já que é lá que vais estudar e entra em contato com a Loja do Cidadão – Não sei onde fica, no Porto -. Mas olha, presta atenção, tens que dar entrada no processo de visto de residência assim que chegares. O SEF dá um prazo máximo de 3 dias, para podermos pedir tal documento, depois disso, pagas multa.
Um dica, chega no Porto, te acomoda e vai atrás disso. É tranquilo, pelo o que as pessoas me falam. E o prazo é de 15 dias para ficar pronto. O documento que o SEF dá, é um requerimento dizendo que já solicitastes o visto e que tal ficará pronto dentro tantos dias e me parece que é aceito nas Universidades.
Relaxa em relação a esse visto de estudante daqui do Brasil, porque ele não adianta de muita coisa, pois és OBRIGADO a tirar lá em Portugal outro, inclusive, no próprio visto daqui, aparece uma observação a respeito.
Acho que te dei uma luz. Mais o primordial é teres certeza que só o teu passaporte brasileiro já permite que entres em Portugal, lembrando que apesar de entrares como turista, tens obrigação de tirar o visto em Portugal. Se a tua mãe mora no Porto, pede para ele verificar onde fica a loja do cidadão e se informar sobre documentos e os procedimentos para a retirada do visto. Assim facilita mais ainda a tua vida :)))
E assim que ela te passares a informação, me repassa também. Vamos dividir informação.
Espero ter ajudado e pode gritar ai que eu ajudo. Demoro, mas respondo!
Beeeijos e até Portugal.

2 thoughts on “Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 3)

  1. Olá, muito legal seu blog, parabéns! Gostaria de saber como vc conseguiu receber essa carta de aceitação pelo correio… Meu marido vai fazer doutorado em Coimbra e só recebeu uma carta por email, mas ela não tem o tal carimbo que eles exigem para dar entrada no visto. Precisamos da carta original pelo correio, mas não sabemos como fazer para consegui la. Já entramos em contato com a Relações Internacionais da UC mas não obtivemos resposta. Obrigada!

    • Olá, Tailan. Tudo bem? Eu entrei em contato com meu coordenador do curso e informei ao mesmo que precisa desta carta, para poder dar entrada no visto. Se eu não me engano, uma semana depois, chegou a carta. Tente fazer o mesmo.🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s