Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 2)

Olá, leitores! Tudo bom??? E cada dia vai ficando mais perto Contagem regressiva para setembro, agora. Só de imaginar todos os documentos que tivemos que separar, todas as xerox’s que tivemos que bater, tantos papeis para autenticar, dá até uma alívio ao saber que tá ficando mais perto, hehe.

Enquanto setembro não chega, vou respondendo as dúvidas de vocês, com muito prazer, apesar de demorar um pouquinho :))

Hoje, vou trazer algumas dúvidas do Gustavo. Estamos conversando por email, a respeito do mestrado e às vezes esqueço de postar aqui as dúvidas dele, que podem ser de todos vocês. Devo fazer alguns post, só sobre os emails deles. Então, vamos lá (…)

_________________________________

Olá Renata, tudo bem? 

Olha eu aqui novamente hahahah… Reportando rapidamente, apenas a titulo de curiosidade, meu processo de “ida ao porto fazer o mestrado” esta relativamente bem encaminhado. Encaminhei meu histórico escolar e certidão de comprovação de curso para Belo Horizonte para devida autenticação. Estou providenciando agora meus antecedentes criminais e também certidões dos estágios que fiz e palestras que assisti. Vou reconhecer firma destes somente aqui no Brasil, não os validando no consulado, tendo em vista o auto custo e a desnecessidade de tal ato. 
Enfim, estou no caminho certo né? hasuhsahsauhsa
Agora minha duvida, e acho que esta talvez vc não consiga me ajudar desta vez, espero que sim hahah. Minha média na faculdade é 87.1 de um total de 100. Nunca tive nenhuma reprovação durante o curso. Você consegue me dar alguma ideia de quais são as chances de eu ser aceito nas universidades em que vou me candidatar ao mestrado com esta média que possuo? Estou com esta duvida, porque, ao meu ver os documentos e prazos para eu me candidatar estarão tudo dentro dos conforme, ou seja, a unica coisa que pode realmente fazer não dar certo é esta aceitação da universidade. Não tenho a minima ideia de quais as minhas chances, do que devo esperar. Segundo meu amigo português as chances de eu ser aceito são muito grandes, mas vai saber. Pode me dar alguma noção? 
 
Dando certo nos encontraremos lá😉
 Abraços e obrigado!!!

_________________________________

Oiiii, Gustavo! Tudo bom????

Desculpa a demora, é que julho é o mês da perdição, hahaha. Que bom que estás conseguindo fazer todos os processos. Com certeza essa é a parte mais chata de todo a etapa. Também não acho necessário reconhecer certificado de palestras e estágios no Consulado, são documentos que provavelmente não vão te pedir, mas leva só pra prevenir.
O caminho é esse mesmo, depois da inscrição vem a parta mais difícil de todas, que é ter paciência e segurar o nervosismos para a demorada espera. Isso é um saco. Na minha inscrição eu entrava todos os dias, literalmente no site da Universidade de Coimbra. Pouco desesperada.
Em relação a tua média, 87,1 seria 8,71 não? Aqui na minha faculdade a média vai de 0 a 10 e em Portugal vai de 0 a 20. Nesse caso, a tua média seria 17, 42 de 20. Está excelente. Pelo menos, no meu curso teve gente com média 15 de 20. Acredito que está bom sim. Eu não sei na Universidade do Porto, mas em Coimbra, por exemplo, além da análise do histórico escolar, diploma e currículo, tínhamos que escrever uma carta de motivação e ainda participar de uma entrevista. E a ponderação mais pesada foi a da carta de motivação. Lá no Porto não há necessidade desta carta? Pelo que eu venho vendo, escreves muito bem, se caso tiver, cai de cara, corpo e alma nessa carta e manda ver.
Espero ter te ajudado. E assim que souberes o resultado, me avisa. Vou ficar aqui torcendo por ti. 
Boa sorte e que venha setembro.
Beijos e, se Deus quiser, até lá!

One thought on “Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 2)

  1. Pingback: Perguntas e Respostas – Por Gustavo (Parte 3) | Morando em Coimbra

Leave a Reply

