Perguntas e Respostas – Por Túlio

1241703859R0eNzY

A melhor formar de trazer novos posts é por meio das dúvidas que vocês me enviam. Sempre aprendi na escola, que a dúvida de um, pode ser a dúvida de todos. Então, por que não compartilhar com vocês?

Hoje, o post é em resposta ao email do Túlio. Que foi aprovado no Mestrado em Marketing, na Universidade de Coimbra  (Colegas de sala).

_____________________________

Olá!

Primeiramente, parabéns pelo blog. Estou colhendo boas informações por aqui! Muito bom!

Hoje fiz a entrevista com o coordenador do curso e acabei de receber a aprovação, o que leva a crer que seremos companheiros de turma!🙂 Quando você vai?

Queria tirar uma dúvida contigo em relação ao visto, se você sabe dizer se eu poderia dar entrada no visto lá em Portugal mesmo, levando em conta que faltam pouco mais de 2 meses para o início do curso, e não sei se teria tempo hábil para tirar por aqui.

Grande abraço!

_____________________________

Olá, Túlio! Tudo bom??

Obrigada pelos elogios do blog. Tentando deixar o mais claro possível as informações, que cada dia que passa, parecem ser mais confusas, haha.
Parabéns pela aprovação! Super feliz em “conhecer” algum companheiro de sala!🙂 Estou querendo ir entre dos dias 23/25 de agosto. Quero chegar com alguma folga de tempo, para ver apartamento e essas coisas. E tu? Já sabes quando vai?
Em relação ao visto, podes sim tirar lá. De fato vai ficar apertado, para tirar aqui, no Brasil. O visto de residência português está ligado ao SEF. Na realidade, é o seguinte, por mais que a gente tire o visto de estudante aqui, somos OBRIGADOS a tirar o visto lá, em Portugal. O que, automaticamente, exclui o poder do visto de estudante.
O visto de estudante é mais uma forma de prevenção, e digamos que não tão eficaz, porque ele não vale de nada na alfândega. Se chegares com o visto, ou com a carta de aceita, é a mesma coisa.
O que vale mesmo é esse visto de residência, que possui algumas exigências um pouco chatinhas. O primeiro de tudo e mais importante é que temos prazo para dar entrar neste documento. Se eu não estou enganada temos ATÉ 3 dias, para informar que estamos em Portugal. Meu conselho? Chegando em Lisboa, te manda pra Coimbra, procura a loja do cidadão e dar entrada no processo de visto.
Alguns documentos deves levar daqui do Brasil, para lá. Como por exemplo: Seguro saúde, imposto de renda (teu, se tu fores te manter, ou do teus pais, caso eles respondam financeiramente por ti), atestado médico, certidão de antecedentes criminais (IMPORTANTE: Não pode ser aquele da internet, tem que ser o da Polícia Federal), histórico escolar, diploma. Todos esses documentos devem ser devidamente reconhecidos em cartório brasileiro e autenticado no consulado português, pois talvez eles possam frescar.
Outra coisa, toma logo todas as vacinas possíveis. Principalmente a de tétano e febre amarela.
Foto 3×4 é muito importante também, hehe.
No link acima tem algumas explicações que devem ajudar bastante.
Mais uma vez, parabéns pela aprovação. E vamos ficar mantendo contato, e esperar as aulas começarem!
Espero ter ajudado e respondido tuas dúvidas. Qualquer coisas, grita aí!
Beeeijos :*
E até setembro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s