Perguntas e Respostas – Por Gustavo

Olá, internautas! Tudo bom? 

Ainda estou aguardando notícias do Consulado, a respeito do meu visto de estudante. Enquanto isto, fico respondendo as perguntas de vocês. 

Hoje, venho trazendo as dúvidas do Gustavo, em relação ao Mestrado em Direito. 

___________________________

Olá! Tudo bem? 

Primeiramente parabéns pelo blog, tenho certeza que alem de ajudar muitas pessoas interessadas no assunto ainda contrubuir para seu desenvolvimento pessoal também. =]

Pois bem, indo direto ao assunto, venho lhe questionar algumas coisas que acredito que poderá me ajudar. 

Me formei em Direito este semestre aqui no Brasil, estou correndo atrás de toda documentação para me candidatar a alguns mestrados em universidades nas cidades do Porto e Braga. Minha mãe mora em Porto e por isso terei muitas facilidades, tendo em vista moradia, adaptação alimentação e etc. Nesta busca por informações quanto a inscrição dos mestrados e tudo mais, pude ter a ajuda de um portugues que tambem esta a fazer mestrado na universidade do Minho em Braga.

Enfim, informo agora a minha presente situação e ao fim os questionamentos. Atualmente fiz requerimento em minha faculdade para que eles me entreguem amanha 03/07/2013 meu historico escolar e tambem uma certidão comprobatória contendo (data de inicio e termino do curso, qual curso eu fiz, minha média geral e tambem a data que receberei o meu diploma, tendo em vista que como me formei este semestre, ainda não deu tempo de eu receber meu diploma, fato que devera ocorrer em meados de outubro, data em que se tudo der certo ja estarei em Porto). Alem deste historico escolar e da certidão comprobatória acima mencionada, tambem estou providenciando certificados de estágios que fiz e de palestras que assisti.

Até onde fiquei sabendo terei que autenticar no consulado portugues, apenas esta certidão que contem a média e as outras informações e tambem o histórico escolar. Apos esta autenticação enviarei estes documentos a este meu amigo portugues que fara para mim as minhas candidaturas. São só estes dois documetos que tenho que autenticar?

Algo que nao havia sido suscitado por mim, era da necessidade de retirar o visto de estudante aqui no Brasil ou se seria possivel eu comecar a estudar lá sem o mesmo, e de lá eu adquirir este visto. Em leitura no seu blog entendi ser possivel adquirir este visto de estudante aqui no brasil, mas que tambem nao existe obice para que eu conside retira-lo lá em Portugal. Vi na internet como sendo requesito para a aquisição do visto de estudante a matricula ou aprovação no curso da determinada Universidade. Sendo assim indaguei: Se eu só vou ter a resposta de aprovação ou reprovação ao fim do mesmo de setembro, como poderia eu fazer o requerimento de visto de estudante atestando tal aprovação na universidade se eu mesmo vou ficar sabendo desta possivel aprovação tambem em cima da hora?? 

De forma mais objetiva gostaria de melhores esclarecimentos se possivel quanto: 

1- Devo fazer a autenticação no consulado Portugues apenas do meu histórico escolar e da certidão comprobatória que mencionei no texto do email?
2- Tendo em vista que o prazo para candidatura nos mestrados que almejo se finda em 10/08/2013, pelo que percebi, não possuo mais tempo hábil para adquir visto de estudante aqui no Brasil. Posso retirar este visto de estudante lá em Portugal sem obstaculos ou estou em apuros?
3- Li quanto a necessidade de apresentação de antecedentes criminais, coisa que nem havia buscado. É necessário a apresentação deste? Autenticado no cartório daqui?
4- Qual o tempo de demora para autenticação dos documentos pelo consulado Portugues? Moro em Uberlandia/MG, aqui teoricamente possui um consulado portugues, entretanto, em contato telefonico com a responsavel, pelo que entendi, ela, a responsável, apenas remete documentos daqui para o consulado de Belo Horizonte para autenticação. 

Em suma é mais ou menos isso. Na minha concepção, acredito que a unica coisa que pode me impedir de cursar o mestrado la em Portugal é a necessidade desse visto de estudante antecipado ou a não aprovação no mestrado ou, ainda, perder o prazo de inscrição devido aos tramites administrativos. De hoje 02/07/2013 até o data final para candidatura tenho 38 (trinta e oito) dias. Acredita que vai dar tempo certinho?

Possui alguma observação as ser feita ou dica? 

Desde já agradecido pela atenção e boa sorte. :) 

Aguardoo

Ahh, e desculpe o incomodo com tantos questionamentos.

___________________________

Olá, Gustavo! Tudo bom?

 
Muito obrigada pelos elogios do blog. A intenção é transformar público as nossas dúvidas. Todos querem ter a oportunidade de estudar fora, mas travam, no meio do caminho, com medo das burocracias. 
 
Em relação as suas dúvidas, irei responde-las por parte, assim, você não se perde e fica mais claro:
 
01: Em relação a Universidade do Porto, eu não sei bem como funciona este processo admissional. As informações que eu tenho, são por alto, em virtude de um conhecido está se candidatando ao Mestrado em Direito, na Universidade de Coimbra. O que foi me passado é que os documentos que ele autenticou foram histórico, diploma escolar, requerimento com a média geral, OAB, Cursos extracurriculares e essas coisas. Ele reconheceu todos esses documentos em cartório local e depois enviou para o Consulado Português, para que fosse feita a validação dos mesmos. Não sei ao certo se ele quis se prevenir e reconhecer tudo que foi documento, ou se a Universidade de Coimbra recomenda assim. 
Acredito que, neste caso, seria melhor entrares em contato com a Coordenação do Curso que pretendes fazer. Eles, em geral, são sempre atenciosos e te respondem com rapidez. 
O meu caso, que é mestrado em Marketing, foi menos burocrático, enviei meus documentos sem autenticação e sem reconhecimento do Consulado, mas, no ato da matricula, lá, em Portugal, devo apresentar os originais, reconhecidos. O meu curso só pediu histórico, diploma e a média geral final do curso, nada mais que isso. 
Mais um vez eu repito, consulta a coordenação do curso, porque isto varia muito. Vai de curso pra curso e de Universidade para Universidade.
 
02: A realidade é o seguinte: O visto de estudante, que tiramos aqui no Brasil, é apenas por descargo de consciência. Já que, somos OBRIGADOS a tirar o visto de residência em Portugal.  O que é acontece é que, só seremos consideramos regularizados em Portugal, caso tenhamos este documento, que autoriza a nossa livre circulação por Portugal e se não me engano, pelos paises da União Europeia. No teu caso, que só terás a resposta final de Setembro, te aconselho a tirar em Portugal mesmo. Não terais nenhum problema.
Quando chegares em Portugal, na alfândega, e eles perguntarem o porque de não ter passagem de volta, é só mostrar a Carta de Aceite, que recebes, quando és aprovado no Mestrado. 
 
O link abaixo é do SEF, órgão responsável pela retirada do visto de residência, e ele será de grande ajuda, neste processo, principalmente pelas informações referentes ao documentos necessários:
 
03: A certidão de registro criminal é necessária sim! Vai na Polícia Federal com Carteira de Identidade, CPF e cópia dos mesmos e pede o teu registro. Demora cinco dias uteis e é de graça. Quando tiver pronto, pergunta onde o escrivão tem assinatura reconhecida e te manda pra lá. Autentica e pronto. Tudo resolvido. (Este é o item mais fácil de todos). hehe
Ah, esse registro deve ter o prazo de validade de no máximo três meses. Se fores tirar agora, ele ainda vai valer, quando tiveres em Portugal.
 
04: Em relação ao tempo, eu não sei direito. Moro em Belém e aqui temos o Vice Consulado Português e tudo pode ser resolvido por aqui. Quando perguntei para ela, sobre a autenticação, no meu caso, os documentos ficavam prontos no mesmo dia. Era como se fosse o procedimento de cartório. Pápum. 
No teu caso, aconselho a separa logos esses documentos e autenticar tudo. Já deixas de standeby. Ainda tens dois meses pela frente e se caso demore esses documentos, deve ser coisa de 15 dias ou menos. 
 
 
Em relação ao tempo de candidatura. acredito sim que deve tá tempo. Tens possibilidade de passar o dia em BH? Se sim, liga pro Consulado de lá, e pergunta se demora a validação desses documentos. Se for no mesmo dia, tu vais lá, resolve isso em dia e não fica dependendo da tramitação entre um órgão e outro.
 
Vai na fé que vai dar tudo certo! Vou ficar torcendo aqui. E quando passares. manda notícias.
 
Espero ter te ajudado. Qualquer coisa dá um grito ai. 
 
Beeeijos.
E a gente se encontro em Portugal. 

Leave a Reply

