Perguntas e Respostas – Por Ivan (Parte 2)

question-mark

Como venho dito, não trago nenhuma novidade a respeito de Coimbra, ou de qualquer procedimento burocrático, em razão de que estou esperando a liberação do meu visto de estudante. Mas, enquanto isto, vou respondendo aos emails que chegam, com diversas dúvidas.

E mais uma vez eu repito, não fiquem com vergonha de me perguntar, podem me enviar emails várias vezes, com diversas perguntas, que eu me sinto honrada em poder ajudar.

Esse post já era pra eu ter feito há um certo tempinho, mais sempre esquecia ou me faltava tempo, então, vamos lá.

O internauta deste post é o Ivan, futuro mestrando em Física, em Coimbra (Estou torcendo)

____________________________

Oi Renata, de novo!!!

Finalmente enviei a minha candidatura. e fiquei com novas dúvidas (PROMETO que são as últimas!!!!!):
1) Como não queria creditação, não enviei o item “Carga horária e programas das unidades curriculares já efetuadas no curso de origem, caso pretenda creditação ou quando necessário para aplicação dos critérios de seriação“. É isso mesmo? Vc também deixou ele em branco??? Eu achei que era muito escanear o programa de cada matéria q eu fiz e enviar… Só mandei o Histórico mesmo (no item de baixo)!!
2) Na parte das referências eu só coloquei uma, chefe de um estágio meu. Na sua vc colocou as três? Isso foi importante para a sua candidatura?
3) Eles demoraram muito para validar a sua candidatura? A minha está “Em validação” ainda…
4) Se eles validarem a documentação: Como é a entrevista? Quais perguntas o seu entrevistador fez (q vc lembra)? Quem define o dia e a hora?
Hahahaha eu sei q perguntei MUITA coisa. Mas, como a candidatura é pela internet, dá muita dúvida!!!🙂
Mas fico agradecido desde já! Beijos!!!

____________________________

Oi Ivan, tudo bom?

Que tudo der certo na sua candidatura🙂
É normal surgirem dúvidas, e podes me perguntar, sem problema, que eu adoro poder ajudar :))
Então vamos lá:
01: Isso é isso mesmo. Quando foi a minha vez também fiquei em dúvida, mas como não vamos creditar matéria nenhuma não precisamos enviar esta parte. Só histórico com a média final do curso e nosso diploma, nada mais que isso
02: Eu não coloquei as três, mas coloquei duas, que eram os lugares onde tinha feito estágio, mas sinceramente, acho que aquilo é só por preenchimento de dados, porque eles nem devem nem dar atenção a isso.
03: A candidatura demorou muuuuuito pra ser validada, principalmente porque eu fiz faltando alguns dias pra páscoa e pra um feriado que tinha em Portugal. Eu me candidatei final de fevereiro/início de março e a minha entrevista só foi em abril.  Mais eu acredito que essa demora foi por causa do calendário deles, principalmente de dois feriados que teve em Coimbra, nesse mesmo período da minha inscrição.
04: Essa parte da entrevista foi a que mais me deu medinho, hehe. Mais relaxa, no meu caso, a minha foi suuuuper tranquila. O coordenador do meu curso foi muito gente boa, muito acolhedor.  Ele pergunta basicamente a nossa carta de motivação, pergunta sobre a minha experiência profissional. No meu caso, ele ficou muito assustando pelo fato de eu ter acabado de completar 21 anos e já ser formada. E por causa disso, quase que eu não passo, mas depois ele foi perguntando se eu taria disposta de largar tudo aqui no Brasil, se eu conseguiria viver longe da minha família e essas coisas. Perguntou o porque de eu ter escolhido a Universidade de Coimbra. Mas olha, te informa se tem entrevista via skype no teu curso. Uma internauta, que também vai fazer mestrado em Coimbra, mas no curso de Engenharia de Informática, disse que ela não teve entrevista. Então eu acho que isso vai de curso pra curso.
Em relação ao dia e horário, eu recebi um email, dizendo que que as entrevista aconteceriam em duas dias, com alguns horários distintos, então, eu envie outro email, perguntando a respeito disso, se seriam duas entrevistas, ou eu poderia escolher o horário e essas coisas. Ela deixou eu escolher, lembro que foi no dia 16/04 às 19hrs de lá.
Acho que respondi tudo. Qualquer coisa, grita ai! hahaha
Vou ficar torcendo aqui pro ti, vai dar tudo ceeerto!! E vamos pra Coimbra.
Beeeijos,
Renata Farinha

2 thoughts on “Perguntas e Respostas – Por Ivan (Parte 2)

  1. Oi, Renata! Me graduei há 10 anos… Fiz uma pós na seqüência, passei em concurso e tive 2 filhos, ufa!
    Agora estou pensando em fazer o meu mestrado! coimbra seria a minha melhor opção, em razão da menção em ciências jurídicas-políticas, por ser uma cidade menor (2 crianças pequenas)…Tenho chance de conseguir licença para estudo….
    Estava lendo o aviso de abertura do 2 ciclo (mestrado) e fiquei com muitas dúvidas…
    Eles analisam a média das notas da graduação?? E isso?
    Preciso fazer um pedido para validar o meu diploma aí em coimbra? Tem alguma dica sobre essa burocracia inicial? Basta somente “colocar o tal selo branco”? Moro em Brasília e aqui tem embaixada!!! Mas formei em salvador….
    Qualquer ajuda e bem vinda
    Obrigada e boa noite- ficando maluquinha com essas coisas….
    Maíra

    • Olá, Maira. Desculpa a demora para responder, mas sim, respondendo as tuas perguntas, eles avaliam sim a média final do curso de graduação, por sinal, isso pesa um pouco, na hora do processo seletivo. Tem gente que valida e que não valida. Aqui eles não implicam muito sim e se caso peçam para validar, temos o consulado brasileiro, no Porto ou em Lisboa, que resolve nossos problemas burocráticos.

      Espero ter ajudado, beijinhos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s