Perguntas e Respostas – Por Filipe

Imagem

Olá, internautas, tudo bom? Nossa já faz muito tempo que não venho por aqui, mas a verdade é que ainda estou no aguardo do meu visto, então até agora, nenhuma notícia ou informação nova. 

Hoje, o post é destinado as dúvidas de vocês, meus caros leitores, em especial ao Filipe, que me enviou ontem um email,

___________________________

Olá. Tudo bem?
Tenho acompanhado o seu blog, muito legal!
Também estou indo morar em Coimbra. Estou na fase de juntar os documentos para o visto. Nesse meio tempo me deparei com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), mas ainda não entendi muito bem o que é isso. Preciso me inscrever no SEF ou preciso somente tirar o visto de estudante para Portugal?
Obrigado.
Abraço.

___________________________

Olá, Filipe, tudo bem. E com você?

Obrigada pelo contato, agora, vamos as dúvidas:

O visto de estudante que tiramos aqui é mais uma forma de nos prevenirmos caso algo aconteça até a chegada em Coimbra. Muita gente já me comentou que o mesmo visto que tiramos aqui, no Consulado, somos OBRIGADOS a tirar no SEF. O SEF é como se fosse o nosso visto de residência, ou seja, por mais que você tenha um visto de estudante, de nada ele vale caso não tenhas a tua autorização para residir em Coimbra. 

Este visto ele é retirado apenas em Portugal. Nada é feito pelo site, tudo por lá mesmo, na loja do cidadão. De acordo com as informações de brasileiros, a gente deve ir a loja de cidadão assim que chegarmos em Portugal. Por exemplo, se tás pretendendo passar alguns dias em Lisboa, antes de ir para Coimbra, o aconselhado é procurar a loja do cidadão de Lisboa, mas caso vá direto para Coimbra, procuras a loja do cidadão de lá. O prazo máximo para informares que estás em solo português é de até 3 dias, passado isto, começas a pagar multa (não sei qual o valor) por dia, até dares entrada com as documentações necessárias.

Chegando na loja do cidadão vais informar que vais morar em Coimbra por um determinado tempo, em decorrência dos estudos. Leva a tua carta de aceite e teu passaporte. Lá, me parece que eles irão te dar um papel para preencher e alguns documentos que deves apresentar. Eles te dão um prazo, para poder voltares lá e apresentar todos os documentos que eles pedem, depois disso, já terás dado entrado no visto de residência. Esperas alguns dias e pronto, és oficialmente um residente de Portugal. 

Teve brasileiros que só tiraram o visto lá. Mas se tua cidade tiver consulado português, eu aconselho a tirar aqui também. Afinal, não custa nada se prevenir. 

Espero que tenha respondido todas as dúvidas. Qualquer coisa, pode mandar email!

Beijinhos :*

Leave a Reply

