Perguntas e Respostas – Por Grace

Continuando com a ideia de que a dúvida de um é a dúvida de todos. Temos outros dúvidas a serem respondida.

Hoje, as dúvidas são da Grace. Muito obrigada pela confiança em responder as dúvidas que mais nos afligem, no momento tão importante das nossas vidas. Espero que tenha respondido tudo e caso ainda tenha outras questões para serem colocar, por favor, não hesite em fazer. Fico muito feliz em poder ajudar pessoas. Alias, estamos todos em um sonho comum.

__________________________________

 Muito bom encontrar pessoas que estão correndo atrás de um mesmo sonho, a tão sonhada Coimbra e ainda assim ajudam outras pessoas com tais informações. Muito obrigada e Parabéns.


Como mencionaste, Coimbra é um local mais em conta quanto ao custo, sem contar a experiência em outro país, cultura e pessoas. E no entanto as universidades do Brasil, deslocamento e alimentação em outros estados são realmente elevados. A minha questão a você é quanto ao custo em Coimbra dado o valor do Euro, crises e etc… 

Na sua opinião e no planejamento que já fizeste, de quanto seria a média do gasto em Coimbra mensalmente contanto alimentação, moradia, transporte?

E nas pesquisas e planejamento que fizeste e ainda vens fazendo, sendo a Faculdade de Economia (FEUC), onde planejas a tua moradia? Hostels? Sites para alugar quartos e dividir apartamento com outras pessoas?

Desde já muito obrigada pelas informações contidas no seu blog. E fico no Aguardo de sua resposta! Sucesso!

__________________________________

Oi, Grace. Tudo bom? Que bom que estou ajudando a tirar as dúvidas das pessoas, que assim como eu, querem transformar Coimbra em uma experiência única. E quanto menos estresse melhor, não achas?

Pois é. De fato fiz pesquisas financeiras a respeito das Universidades, cidades, estados e nesse caso, países. Afinal, que administradora seria eu, se ao menos não fizesse um bom planejamento? Confesso que nem todas as universidades me chamaram a atenção, até porque nem todas tinham o curso que eu queria ou a abordagem que me interessava. Pesquisei por quase todas as universidades que estavam relacionadas a minha área.
Um conselho? Faça isso também. Veja aqui no Brasil e fora, quais as Universidades te oferecem a melhor grade curricular e tudo mais.
Tive três dúvidas: Mestrado em Coimbra, Mestrado na ESPM e por alguma insanidade Pós, na FVG. (Cortei essa última no outro dia).
Pra mim, Coimbra e São Paulo eram os lugares que melhor me ofereciam experiência acadêmica.A grade curricular dos dois eram ótimas, apesar de distintas. Como as duas tratavam do marketing, uma no contexto geral e outra no contexto mercadológico internacional, deixei de lado a parte do “estudo” e foi analisando os outros conceitos que poderiam ou não me influenciar na escolha.
Confesso que a saudade de ficar longe das pessoas que mais gostamos pesou muito, mas isso passa quando olhas o valor financeiro. Na minha análise, coloquei o valor da universidade durante os 2 anos, alimentação, moradia, transporte, gasto supérfluos.
Espm: O curso, por mês 1800 reais. Faça as contas: 1800 x 24 = 43.200 (Só de CURSO)
Universidade de Coimbra: 5500 euros pelos dois anos: Faça as contas 5500 x 3 (colocando o euro lá em cima) = 16500 reais
 
P.S.: Vale ressaltar que esse valor da Universidade de Coimbra varia de curso pra curso. Por exemplo, o mestrado em Design tem valor de, durante o curso todo, ou seja, durante os 24 meses, o equivalente a 2100 euros, que deve dar em torno de 90 euros por mês.
Moradia, nem preciso falar. São Paulo é olho da cara. Não encontrei nada menos que 1500 reais. Já em Coimbra, você consegue morar sozinha em um apartamento de um quarto, por 400 euros, ou se preferir dividir, paga entre 150/200 euros.
Planejamento
Morando sozinha: 1000 euros por mês (mensalidade da universidade, aluguel, conta de luz, água, supermercado, transporte e uns gastos supérfluos) = +/- 2800 reais
Dividindo apartamento: 700 euros por mês (mensalidade da universidade, metade do aluguel, conta de luz, água, supermercado, transporte e uns gastos supérfluos) = +/- 1800 reais
Em relação a moradia. Isso depende. De início quero morar só, mas já me falaram que o melhor é dividir, que sai muito mas em conta. Ainda não sei. E essa decisão de morar só ou dividir, só poderei decidir lá, pois será quando farei as visitas de apartamento e tudo mais.
Até lá, fico só olhando nos sites que já me indicaram. São três imobiliárias: ERA, PRABITAR e REMAX. Mais enquanto eu não achar, me dei um prazo de uma semana em algum hotel. Que vai ser o tempo em que irei me acomodar na cidade.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pode me procurar.
Beeeijos
Renata Farinha.

3 thoughts on “Perguntas e Respostas – Por Grace

  1. Renata, obrigada pela resposta! Lendo os outros posts percebi que você também é de Belém e o bom é ter o consulado aqui pertinho da gente (hahaha). Também curso Administração e vou concluir final do ano, por isso já estou pesquisando e pretendo fazer Mestrado em Gestão na FEUC. Tais perguntas que te fiz me assombram também, mas ainda tenho mais um ano pela frente para poder planejar direitinho. Obrigada novamente!

    • Tendo o consulado em Belém, facilita a nossa vida, digamos, em 80%. Pelo menos não temos que nos deslocar para fazer todas essas burocracias.
      1 ano foi exatamente o tempo que eu usei para me decidir. Espero ter ajudado. E sempre que precisar, pode perguntar!
      Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s