Peguntas e Respostas – Por Luciana

Hoje recebi um email da Luciana, com algumas dúvidas e como eu aprendi no Colégio, a dúvida de um, pode ser a dúvida de todos. Então vamos lá:

_____________________________________

 Estou totalmente empolgada para ir sim. Na verdade, ainda vou fazer o processo de seleção para tentar entrar no mestrado em análises clínicas já saiu edital, já conversei com a coordenadora do curso, enfim, acho que as chances são muitas, porque são, relativamente, são muitas vagas, digo isso pela procura ao curso. e o iníco das aulas é em outubro. Por isso já estou querendo deixar tudo meio engatilhado sabe, pra depois não ser pega desprevinida, tendo que fazer tudo correndo porque o tempo esta muito apertado.
  Então, basicamente ainda estou com muita dúvida, em muitas coisas, hehehe. E olha que já encontrei um monte de informações valiosas!!
 Você teve que validar teu diploma da graduação no consulado de Portugal, ou alguma coisa desse tipo?
 Você escolheu fazer o visto aqui no Brasil e depois lá né?…Também quero fazer assim, me sinto um pouco mais segura.
 Queria saber exatamente quais os documentos que você teve que providenciar para receber o visto (pergunto isso porque estou tendo dificuldades em falar com a embaixada e consulados, e além do mais, eles não respondem aos e-mails)
 Você fez o visto para estudante ou para residência?..Eu estava pensando em fazer o visto para residência (será que tem que ter contrato de trabalho?), pois precisarei trabalhar para ajudar nas despesas. Você vai precisar trabalhar?..Estou super preocupada com isso, estive lendo em vários blog´s e site´s que tem quem empregue os estudantes, em meio período, daí não existe vínculo empregaticio sabe.
 Quando você foi para o consulado, você já tinha comprovante de endereço de lá? (acredito que esse seja o atestado da Junta de Freguesia da área de residência)
 Sabes me explicar o que é o contrato de arrendamento, ou escritura de aquisição? Isso é só para pessoas que possuem bens em seu nome não é?
 Como faço para conseguir a Formulação do pedido junto a Direção ou Delegacia Regiona do SEF de residência? Isso é lá em Coimbra que consigo não é?
  

 Desculpa te bombardear com tantas perguntas.
 É uma loucura essa história de ir morar em outro país né guriaa!!!
 As vezes fico até meio zonza!! hehehe
 Brigadão!
 Bjos

_____________________________________

Olá, Luciana! É normal ter dúvidas. Eu também e ainda tenho algumas, mas fui esclarecendo, assim como você, com pessoas de blogs.
Então vamos começar:
Primeiramente, já que as inscrições do teu curso ainda não começaram, deixa separados todos os documentos que vais precisar para tirar o visto, assim, quando o resultado sair, já tens tudo praticamente pronto.
Em relação a validação de diploma, isso varia de faculdade, para faculdade. De fato, a faculdade de economia não mencionou nada e eu também nem perguntei. O que eu sei é que Direito pede, e medicina também. O outros, eu não sei. Mas a parte da validação é fácil e rápida e um pouco carinha. Cada documento sai em torno de uns R$40/50,00. Esse documento validado só será preciso lá em Coimbra, no ato da inscrição não. Basta o velho scanner de sempre.
Eu escolhi tirar o visto aqui e lá, porque aqui eu tenho o consulado pertinho de casa, e posso a qualquer momento ir lá. Já me falaram que a cidade onde não tem consulado as pessoas precisam se locomover ao consulado mais perto. Essa parte eu não sei te responder, porque faço tudo aqui, mas posso me informar e te falar.  Muita gente aconselha a tirar só lá, no SEF, mas não sei como funciona e tenho medo de dar errado, mas aí, só chegando lá pra saber.
Luciana, em relação aos documentos, eles tem um site, que informam todos os documentos necessários:http://www.vcportugalbelem.org.br/docs_upl/visto_de_estudo.pdf
Aqui, você só consegue fazer o visto de estudante, afinal vais estudar e se fosses tirar o visto de negócio terias que ter alguma carta de aceite, relacionada a isto. Em relação ao visto de residência, isto é lá em Coimbra, com o SEF. Que é o que te dar direito a circular na União Europeia e alugar apartamento.
O consulado que eu fui, foi aqui na minha cidade, mesmo. Eles ainda não pedem endereço de residência de lá de Coimbra, apenas o teu endereço do Brasil, mas já em Coimbra, no SEF, eles pedem um endereço de lá. É assim, aqui tu tiras o visto de estudante e assim que se chega em Portugal, deves ir no SEF, para resolver o restante da burocracia e lá eles te dão uma documento para ser preenchido e te dão um prazo para voltares lá, com os documentos necessários, para tirar o visto de residência.
O contrato de arrendamento ou escritura de aquisição é em relação ao apartamento de fores ficar. Arrendamento lá, nada mais é que nosso famoso aluguel. Então, sendo assim, eles pedem algo de comprove que tens onde morar lá em Coimbra, mas esse documento só é pedido lá em Coimbra, aqui no Brasil, não precisas disso.
A formulação do pedido é só lá em Coimbra, mesmo. Uma dica esquece o SEF por enquanto e te preocupa primeiro com os documentos que vais precisar para tirar o visto de estudante. Os documentos do SEF só serão apresentados lá em Coimbra, aqui não. De início é tudo muito complexo, mas depois a gente vai se acostumando com a quantidade de burocracia que é exigida
Espero que tenha te ajudado e tenha respondido todas as tuas dúvidas. Se ainda tiveres dúvida, podes me perguntar. Ok??
E vamos todos se encontrar em Coimbra
Beeijos.
Renata Farinha

3 thoughts on “Peguntas e Respostas – Por Luciana

  1. Realmente, o blog é super eficiente nas informações. Parabéns.
    Mandei um email para você com perguntas e fico no aguardo da sua disponibilidade para responde-las.

Leave a Reply

