Visto de Estudante ou SEF (Serviço de Estrangeiro e Fronteiras) Parte 2

E ai galerinha? Tudo bom?

As duvidas, como sempre continuam, não é mesmo?

E como já disse, essa é a primeira e a mais importante a ser resolvida.

SEF (Serviços de Estrangeiro e Fronteiras)

Como havia dito no post anterior, você tem a “opção” de tirar seu visto só em Portugal. Confesso para vocês, que eu não sinto confortável com essa situação. Até porque, sempre gosto de ter o controle de tudo e imaginar que só quando eu chegar lá, irei resolver as coisas, me dá um medinho, uma aflição. hehe.

Deixando de lado isso, de acordo com os diversos brasileiros que estão em Coimbra estudando, eles entraram em Portugal como turista e resolveram suas burocracias no SEF (Loja do Cidadão).

Para isso, você vai precisar de alguns documentos:

Documentos necessários (comuns):

• Requerimento em impresso de modelo próprio;

• Passaporte ou outro documento de identificação válido

• Comprovativo dos meios de subsistência

• Nota de liquidação do IRS do ano anterior ou

• Declaração de IRS ou Contrato de trabalho (visado pelo IDICT) acompanhado dos três últimos recibos de vencimento e do extracto histórico da Segurança Social

• Comprovativo das condições de alojamento

• Contrato de arrendamento ou escritura de aquisição

• Atestado da Junta de Freguesia da área de residência

• Certificado de registo criminal do país de origem

• Atestado médico que declare robustez física sem perigo para a saúde pública

Formulação do pedido: Junto da Direcção ou Delegação Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da área de residência.

Para vocês entenderem melhor, o SEF vai ser o orgão que vai lhe autorizar a residir em Portugal e também para a livre circulação na União Europeia. Se não me engano, está autorização deve ser renovada a cada 3 meses.

Atenção: Mesmo você tirando o visto de estudante no Brasil, você deve ir ao SEF, ASSIM QUE VOCÊ CHEGAR EM PORTUGAL. 

Assim que chegar em Portugal, não invente de passear em Lisboa para conhecer a cidade, se mande para Coimbra e resolva suas burocracias. Você tem o prazo de 3 dias, para avisar ao SEF que você está em Portugal e marcar sua entrevista. A deslocação ao SEF é muito importante. Caso você passe deste prazo, você terá que pagar multa. Então, nada melhor que se prevenir. Como eu digo sempre.

Deixe para conhecer Portugal depois, você terá MUITO tempo.

5 thoughts on “Visto de Estudante ou SEF (Serviço de Estrangeiro e Fronteiras) Parte 2

  1. Pingback: E haja burocracia (…) | Morando em Coimbra

  2. Olá, vc sabe me dizer que, se eu ficar 1 mês pela Europa antes, sem entrar em Portugal, eu pago multa por não ir ao SEF? Mesmo se, depois desse 1 mês por outros países, assim que eu chegar em Portugal, eu for lá, antes dos 3 dias? Obrigada🙂

    • Olá, Mariana.
      Desculpa a demora, é que não estava conseguindo entrar no blog. Olha, acredito que pagas multa sim, pois ao ir ao SEF eles olham teu passaporte e verificam a data que chegastes. Eles dão um prazo máximo de 3 dias úteis, para ir lá com eles.

  3. Renata
    Quando você chegou na imigração em lisboa eles perguntaram o quê?
    Estou pensando em ir também como turista, ate porque não irá dar tempo de pedir o meu visto aqui no Brasil.(além da taxa ser alta e ter que me deslocar até a capital do meu estado)
    Parece que imigração, com essa crise, anda bem tranquila, só perguntam o destino final…
    Olhei a lei de imigração e , de fato, permite que o estudante requisite o visto estudantil lá.
    Obrigado

    • Olá, Carlos. Eles perguntam o de praxe. Pra onde vamos, o que vamos fazer. Nesse caso, você diz que vai estudar e que tem a carta de aceite da Universidade. E se caso ele pergunte o porque de entrar sem visto, você comunica que não deu tempo para ficar pronto. Eles raramente frescam, Contanto que você mostre todos os documentos legais. Desde carta de aceite, até comprovante de “moradia” de uns 7 dias. Pode ser de hostel, hotel, qualquer coisa. Alegando que ficarás nesse período, para encontrar apartamento.

Leave a Reply

